A Associação Académica de Coimbra/OAF (AAC/OAF) tem como objetivo central “formar pessoas antes de atletas”, priorizando o desenvolvimento humano, a educação e os valores de um jovem atleta, para que, além de um bom desportista, se torne um cidadão completo, capaz de lidar com desafios dentro e fora do desporto, com uma carreira mais duradoura e um futuro mais promissor.

Sabemos que, para chegar ao topo, o caminho é exigente e é preciso ser mentalmente competente. Por isso, o Futebol de Formação conta com uma equipa que potencia a melhoria contínua dos nossos jogadores, treinadores e restante staff. Atualmente a intervenção específica no campo da Psicologia tornou-se uma área fulcral no desenvolvimento de jovens jogadores do Clube.

O Departamento de Psicologia, composto por 5 psicólogos, 1 Psiquiatra e 1 Assistente Social, proporciona um acompanhamento multidisciplinar a todos os jogadores desde a Escolinha Briosa à Equipa Sub-19, adaptando a sua intervenção às diferentes idades e necessidades dos nossos jovens e equipas, contribuindo para o desenvolvimento e otimização das suas competências psicológicas, pessoais e sociais, de forma a promover o seu bem-estar psicológico e o desempenho desportivo.

 Desenvolvemos o nosso trabalho da seguinte forma:

  • Avaliação e Treino de Competências Psicológicas;
  • Monitorização Individual e Coletiva;
  • Intervenção em momentos de Crise;
  • Intervenção Indireta junto de Treinadores e Staff;
  • Ações de Formação Internas;
  • Ações de Dinâmica de Equipa;

O Departamento de Psicologia assume um papel fundamental no desenvolvimento e suporte dos quadros técnicos e restante staff, vistos como agentes fundamentais para o sucesso global do Futebol de Formação da AAC/OAF, através de programas de Coaching e de uma intervenção direta, permanente e individualizada.

A AAC/ OAF valoriza bastante o papel Pais/Encarregados de Educação (E.E.) como parceiros fundamentais para o sucesso formativo dos jovens jogadores do futebol de formação. Por isso, o Clube promove uma relação de proximidade, que se sustenta no apoio individual e coletivo, em medidas de otimização do suporte familiar do jogador e em estratégias de gestão de expectativas e de situações de crise.

Todas estas temáticas são abordadas e desenvolvidas no âmbito do programa “PAIS BRIOSA”, que conta ainda com  ações de formação e um manual entregue aos familiares dos nossos jovens. Só assim é possível cultivar uma mentalidade “Briosa” no Futebol de Formação e contribuir para que os nossos jovens jogadores atinjam patamares de elite no Futebol Profissional!