No passado dia 17 de julho de 2025, tomou posse o novo Provedor dos Sócios da Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol, o sócio n.º 337, José BeloA criação desta figura, prevista na Secção VII dos Estatutos da AAC-OAF, representa um passo estruturante para o reforço da ligação entre os sócios e os Órgãos Sociais, promovendo uma cultura de maior proximidade, transparência, diálogo e corresponsabilidade.

Nos termos do artigo 78.º, o Provedor dos Sócios é um órgão unipessoal e independente da Direção, com a missão de prestar assistência, assessoria e assegurar a defesa dos direitos dos associados na sua relação com a Académica. Pode, para o efeito, solicitar a colaboração dos restantes Órgãos Sociais, que estão estatutariamente obrigados a prestá-la.

Entre as suas funções, previstas no artigo 79.º dos Estatutos, destacam-se:

  • Defender os direitos sociais dos sócios, conhecendo e resolvendo as reclamações que lhe sejam dirigidas;

  • Assistir, sem direito a voto, às reuniões da Direção em que sejam discutidas eventuais sanções disciplinares;

  • Apresentar sugestões à Direção;

  • Entregar anualmente um relatório de atividades, a apresentar em Assembleia Geral ordinária.

A designação do Provedor dos Sócios é feita por proposta da Direção e ratificada em Assembleia Geral, mediante aprovação por dois terços dos votos dos sócios presentes (artigo 80.º). 

Na sua primeira mensagem, José Belo partilhou:

Sou o José Belo, sócio n.º 337, que acabou de tomar posse como Provedor dos Sócios. Por isso, hoje fiz um solene voto de lealdade à nossa Académica na defesa dos seus sócios, assumindo-me como elemento saudável de coesão, ao querer trazer de volta sócios e simpatizantes ao amor à Briosa, acrescentando, também, valor ao aproximar, com transparência, a gestão da AAC/OAF dos sócios, consolidando uma robusta e eficaz relação fluida entre estes e os Órgãos Sociais.

Julgo que, para ‘se ganhar o futuro’, é a hora de resgatarmos o essencial: esta casa, este chão comum, só faz sentido com os sócios lá dentro. A Briosa como casa comum, feita de ideias, de espírito de missão, de rigor e solidariedade, de saudáveis sinergias… de saudável ambição!

E, nesse esforço, cada sócio pode ser um apoio à Direção, um conselheiro insubstituível. Alguém sempre disponível para construir pontes em vez de muros.

Ora, o Provedor dos Sócios pode ser esse elo de coesão, acrescentando valor, aproximando a gestão da Académica dos seus associados. Podem contar comigo.

O meu endereço eletrónico é: provedor.socio@academica-oaf.pt 

Vou vestir “essa camisola”. Académica, SEMPRE!