Rss

Get Adobe Flash player

 
  • Fundação da AAC

A Associação Académica de Coimbra foi fundada no dia 3 de Novembro de 1887, mas as suas origens remontam à criação da Academia Dramática, em meados do século XIX. A Associação Académica de Coimbra instalou-se no Colégio de São Apóstolo e o seu primeiro presidente foi António Luiz Gomes, estudante de Direito que mais tarde se tornaria reitor da Universidade de Coimbra.


  • O primeiro jogo

O primeiro jogo de futebol da Associação Académica de Coimbra data de Janeiro de 1912, sendo na altura presidente Álvaro Bettencourt Pereira de Athayde. A preparação para o aguardado encontro foi tal que a equipa começou a treinar-se no dia 8 de Janeiro, na Ínsua dos Bentos, local onde se viria a disputar o duelo com o Ginásio Club de Coimbra. Nessa partida, disputada no dia 28, a Académica surgiu equipada com camisolas brancas e calções pretos, num encontro que terminaria com a vitória da Associação Académica de Coimbra por 1-0.


  • A primeira equipa

No jogo com o Ginásio Club de Coimbra, a Associação Académica apresentou a sua primeira equipa da História, tendo alinhado com: Durval de Morais (Medicina); César Moniz Pereira (Direito) e Fernando Andrade (Direito); António Luís Lopes (Escola Agrícola), António Perdigão (Direito) e N.N.; Salvador (Medicina), Filipe Mendes (Direito), José Júlio da Costa (Matemática), José de Melo Cardoso (Medicina) e José Natividade Coelho (Direito, capitão de equipa). De salientar o facto de o N.N., que quer dizer Não Nomeado, ser alguém que, por algum motivo, se recusou a identificar-se publicamente.


  • Académica, campeã do Norte

Três meses depois de ter disputado o seu primeiro jogo, a Académica estreou-se em competições oficiais, na Taça Monteiro da Costa. No entanto, seria na segunda edição da prova, a 9 de Março de 1913, que a Associação Académica iria vencer o seu primeiro troféu, sagrando-se “campeã do Norte”. Na final, a Académica bateu o FC Porto por 3-1.

  • A Tomada da Bastilha

Em Outubro de 1915 chegou a Coimbra Augusto da Fonseca Júnior, um estudante de Medicina que se revelou um grande jogador de futebol mas também um importante dirigente estudantil, tendo mesmo presidido à Associação Académica. Na noite de 25 de Novembro de 1920, “Passarinho”, nome pelo ficou conhecido, liderou a invasão à Torre de Universidade permitindo assim a ocupação total do Colégio de S. Paulo Eremita pela AAC. Ainda hoje, a Associação Académica de Coimbra comemora este episódio, que perdura na História como “A Tomada da Bastilha”.

  • Finalmente, o Campo de Santa Cruz

Desde o dia 14 de Novembro de 1901 que a Associação Académica de Coimbra procurava sensibilizar a Câmara Municipal para a edificação da primeira infra-estrutura desportiva da cidade, pois até lá a Académica ia utilizando a Ínsua dos Bentos para praticar futebol. Foi então que, de forma informal e cerca de duas décadas depois, foi finalmente inaugurado o Campo de Santa Cruz. Em Fevereiro de 1918 a Académica jogou com o Império de Lisboa, tendo perdido por 3-2, naquele que foi o primeiro encontro ali disputado. Contudo, rapidamente se percebeu que não estavam reunidas as condições mínimas de funcionamento e a Académica lá voltou a utilizar a Ínsua dos Bentos…

 Loja Online

 Sócios

 Redes Sociais
 Briosa Pelo Mundo
 Foot Fintas
 Todos os Golos

Todos os Golos

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter