O Núcleo de Veteranos da AAC/OAF levou a efeito o seu convívio de Natal neste dia 17 de Dezembro. Esta tradição, com mais de 30 anos, pretende reunir todos os antigos futebolistas da AAC/SF, Clube Académico de Coimbra e AAC/OAF que tenham envergado a camisola negra, independentemente da categoria em que o fizeram (juvenis, juniores, ou seniores). Estiveram presentes mais de uma centena de ex-jogadores, desde a década de 60 do século XX até aos mais jovens: “É sempre uma enorme satisfação ver tantos amigos de longa data, que tiveram uma vivência comum durante largos anos na Académica e que se mantêm fieis aos princípios que nortearam e, espero, voltem a nortear a nossa Académica”, disse o Presidente do Núcleo, Frederico Valido.
Do programa constou um jogo de futebol no Estádio Cidade de Coimbra: “finalmente pudemos voltar a usufruir deste privilégio, que nos esteve vedado durante os 12 últimos anos!”, acrescentou.

O jogo foi animado, como é habitual, e viram-se em acção, entre outros: Mário Campos, Brasfemes, Crispim, Valido, Camilo Fernandes, Rui e João Campos, Mickey, Marcelo, Tó Sá, Roxo, Adriano, Tó Martins, Jorge Alfredo, Nuno Rolo, Nuno Oliveira, Umbelino, Vítor Alves, Pacheco Mendes, etc. De realçar a presença neste jogo, “reforçando” as equipas, do actual Presidente da Direcção Geral da Académica, José Dias e do futuro Presidente, Alexandre Amado, que nos confessaram a Sua emoção por terem realizado um sonho de criança: jogar com os ídolos de infância!

Seguiu-se o almoço na Quinta da Conraria, que contou ainda com o Presidente da Assembleia Geral da AAC/OAF, Dr. João Vasco Ribeiro, o Presidente da Direcção Geral da AAC/OAF, Dr. Paulo Almeida, o Presidente da Direcção Geral da Académica, José Dias, e Seu sucessor, Alexandre Amado, o Magnífico Reitor Prof. Dr. Rui Alarcão, sócio de mérito das 2 associações, o Presidente do Coro dos Antigos Orfeonistas, Juíz Santos Cabral, o Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, Juíz Américo Baptista, o Presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Dr. Horácio Antunes, o sócio nº 1 do Núcleo, Dr. Vítor Campos, o Presidente da AG do Núcleo, Dr. Mário Campos, bem como de largas dezenas de antigos jogadores da Académica: Tóni, Oliveira Duarte, Araújo, Pinho, Luis Eugénio, Roseiro, Alcides, Cândido, Marques, Francisco Andrade, Avidago, Curado, Feliz, Viegas, Rocha, Camilo Conceição, Simões, França, Marrafa, Paulo Costa, Lucas Pires, Pedro Roma, Vladimiro, Pedrosa, Carlos Oliveira, António Pereira, João Marques, entre outros.
O Presidente do Núcleo congratulou-se com a presença de tão elevado número de antigos atletas e individualidades, considerando mesmo este dia como “uma data histórica”!

Perante tantas entidades representadas, o Presidente do Núcleo, no Seu discurso, apelou a uma “união de esforços para que a Académica consiga recuperar, com a colaboração de todos, a sua mística, a sua credibilidade e o seu prestígio, que a tornaram, durante anos, um caso único no desporto nacional e, quiçá, internacional”. “Pretende-se uma Académica de princípios e valores, obviamente com equipas competitivas, que possam dar continuidade, sempre que possível, à obra social, bem espelhada nesta sala”, afirmou. Apelou ainda ao regresso de todos os que deixaram de ser sócios nestes últimos anos, “trazendo mais simpatizantes que se revejam nestes ideais”.

No final, prestou-se uma emocionante homenagem ao Eng. Vítor Manuel Fernandes, (Brasfemes), que jogou 10 épocas na Académica (SF e CAC), tendo efectuado 325 jogos na equipa principal: “Para um reencontro destes, homenagear o Brasfemes é, sem dúvida, devolver à Académica os princípios fundamentais da sua razão de ser!”
Após o agradecimento do Brasfemes, que emocionou todos os presentes, foi entregue uma lembrança, tendo a entrega sido repartida por Vítor e Mário Campos, José Dias e Paulo Almeida, com todo o simbolismo inerente, tendo os 3 últimos usado da palavra para enaltecer o momento histórico e apelar à união da Académica.