A Sede dos Arcos do Jardim, espaço de excelência da Académica, simboliza aquilo que é, verdadeiramente, a Briosa. Começando, precisamente, pelo local onde está situada. Na zona central da cidade de Coimbra, junto à Praça da República, os milhares de estudantes universitários que ali passam todos os dias olham para um edifício que muito representa para a Académica. A primeira ligação com a mística da Briosa está, por isso, imediatamente criada. Num local de passagem dos estudantes, junto à Universidade de Coimbra, a Sede dos Arcos do Jardim é tema obrigatório quando se fala da Académica. Tudo começou quando a Associação Académica de Coimbra extinguiu a secção de futebol, em 1974, dando origem ao Clube Académico de Coimbra (CAC). 96 associados do Académico doaram então dinheiro para adquirir o edifício que serviria de sede ao CAC. Durante vários anos, a denominada Sede dos Arcos foi o local onde, todos os dias, a estrutura da Briosa trabalhava em prol da Instituição e era naquele espaço que tudo funcionava. Durante mais de uma década o edifício dos Arcos do Jardim foi o coração do Académico e depois da Académica, quando esta regressou à casa-mãe, enquanto Organismo Autónomo.
Com o nascimento do Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, a sede foi transferida para este importante património da Académica e o dia-a-dia da Briosa passou a ser na zona da Solum, ficando a Sede dos Arcos a funcionar como café-restaurante, servindo também como um importante ponto de encontro dos Sócios da Académica. Após a transferência da sede para o Pavilhão, o edifício dos Arcos do Jardim manteve-se como um espaço bastante activo, albergando os FANS, Cowboys e, durante não muito tempo, a Mancha Negra (que também se transferiu para o Pavilhão). E o funcionamento da Sede dos Arcos assim se manteve até meados dos anos 2000, um local que era um importante ponto de encontro dos Sócios da Briosa, mas a verdade é que nesta altura a sede ficou praticamente inactiva, o que levou a uma degradação do espaço.
Foi então que, a 19 de Maio de 2010, a Sede dos Arcos ganhou uma nova referência, nunca perdendo aquilo que representa. Foi, no fundo, uma mistura perfeita. O edifício deu lugar à "Casa dos Momentos da Académica", um espaço intimamente ligado à História da Briosa e que acaba por perpetuar toda a vida de um clube singular e único como o é o clube dos "estudantes". O então denominado Restaurante "Still Is" passou a ocupar a antiga sede da Académica, um local nobre da cidade que homenageia toda a História da vida da Briosa e que conta, gravadas nas paredes do emblemático edifício, com episódios e retratos que marcam a existência de um clube repleto de mística. A "Casa dos Momentos da Académica", como também ficou conhecida, é, no fundo, um monumento à História da Briosa e que funciona como um ponto de encontro importante não só para os Sócios da Briosa mas também para toda a cidade de Coimbra.
Não dá para explicar... só mesmo visitando se fica a perceber a dimensão de um espaço que mistura o passado da Briosa com o melhor que o sector da hotelaria tem para oferecer. Visite a antiga sede da Académica e apaixone-se por todas as memórias que ali se encontram! Uma coisa é certa. Por muitas mudanças que se verifiquem na Sede dos Arcos, há algo que nunca se perderá: a mística da Académica. |