Rss

Get Adobe Flash player

 

25 de Abril de 2014 é uma data que vai passar a constar nas páginas douradas da História da Académica. A Briosa inaugurou a Sala de Troféus há muito desejada pelos sócios e adeptos dos “estudantes” e reúne no mesmo espaço peças de valor incalculável que estão agora disponíveis para serem visitadas por todos os interessados.

A Sala de Troféus Vasco Gervásio, que se situa no Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra, é mais um sonho que a Direcção da AAC/OAF cumpre, depois da Taça de Portugal de 2012 e da participação na Liga Europa.

Por entre as peças que se encontram expostas na Sala de Troféus, destacam-se as Taças de Portugal (1939 e 2012), a Bota de Ouro conquistada por Sérgio Conceição, a Bola de Prata de Manuel António, bolas oficiais dos anos 60, camisolas da Académica que nos recordam grandes jogadores que passaram por Coimbra e também várias taças e troféus que provam a universalidade da Briosa.

Para além disso, encontram-se também expostas peças do antigo treinador da Académica, Fernando Vaz, oferta da viúva Sra. D. Emília Sofia Ribeiro Vaz, a cedência de peças do retiro do Teórico V, Dr. António Simões, peças de Crispim, António Bentes, Gregório e José Freixo, Rocha, entre outros.

A Sala de Troféus Vasco Gervásio conta ainda com a preciosa colaboração da Universidade de Coimbra e da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra.
 

Vasco Gervásio, o “Eterno Capitão”

Vasco Manuel Vieira Pereira Gervásio nasceu na Malveira, vila que pertence ao concelho de Mafra, no dia 5 de Dezembro de 1943, mas foi em Coimbra que viveu grande parte da sua vida, notabilizando-se com uma das grandes figuras da História da Académica.

Gervásio foi médio e capitão da Briosa nos anos 60 e 70, tendo disputado 430 jogos ao serviço da Académica, sendo o segundo jogador com mais jogos pelos “estudantes”. Foi 284 vezes capitão de equipa.

O “Eterno Capitão”, como ficou conhecido, estreou-se pela Académica a 30 de Setembro de 1962 e terminou a carreira a 17 de Junho de 1979 quando João Moreno era, na altura, presidente academista. Foram 17 anos seguidos a representar a Briosa!

Durante o seu percurso como jogador, destaca-se a participação em duas finais da Taça de Portugal: em 1967, jogo que a Académica perdeu por 3-2 com o Vitória de Setúbal, após três prolongamentos, e em 1969, jogo que os “estudantes” perderam por 2-1 com o Benfica, também após prolongamento.

Após ter terminado a carreira de jogador e já com a licenciatura em Direito concluída, Vasco Gervásio treinou a Académica em duas ocasiões, tendo numa delas alcançado a subida à 1ª Divisão. Entre 2002 e 2008 foi Vice-Presidente da Académica.

Visitas guiadas gratuitas

A Sala de Troféus "Vasco Gervásio" é um espaço dos sócios e adeptos da Académica e, por esse motivo, a Direcção da Briosa organiza visitas guiadas gratuitas ao espaço museológico. As marcações de grupos devem ser feitas através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

3as Feiras 6as Feiras
Manhã: 10:30 - 12:30 Manhã: 10:30 - 12:30
Tarde: 15:00 - 17:30 Tarde: 15:00 - 17:30




 
 Loja Online

 Histórico e Palmarés

Histórico e Palmarés

 Sócios

Faz-te Sócio

 Redes Sociais

 

 Briosa Pelo Mundo

Briosa pelo Mundo

 Briosa TV

Briosa Tv

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter