Rss

Get Adobe Flash player

 

O Estádio Cidade de Coimbra é palco de todos os momentos de emoção e espectáculo que o futebol da Briosa produz cada vez que a bola rola no Calhabé. O recinto oficial dos “estudantes” está situado no coração de Coimbra e é um dos locais de referência da cidade.

A paixão pela Briosa renasce cada vez que o Estádio Cidade de Coimbra abre as portas para receber mais um jogo da Académica. A evidente singularidade do clube de Coimbra está também presente num recinto onde predominam as cores da cidade dos “estudantes” mas onde o preto ganha natural destaque sempre que o apito marca o início de cada encontro.

Foi no dia 12 de Setembro de 2003 que a cidade recebeu, oficialmente, o novo estádio. Isto depois de o Municipal de Coimbra ter sido submetido a obras de remodelação tendo em vista o Campeonato da Europa de 2004, realizado em Portugal. A conclusão da remodelação do recinto carinhosamente apelidado de Calhabé foi assinalada, basicamente, em três inaugurações, em datas que importam relembrar. Como já foi referido, o Estádio Cidade de Coimbra foi reinaugurado oficialmente no dia 12 de Setembro de 2003, mas seria já no final desse mês que o recinto da Briosa receberia o seu primeiro evento.



A 27 de Setembro, a conhecida banda inglesa, Rolling Stones, deliciou os milhares de fãs e colocou à prova um recinto que rapidamente se afirmou como local privilegiado não só para concertos mas também para todo o tipo de eventos. Aprovado com distinção, faltava agora ao Estádio Cidade de Coimbra receber o seu primeiro jogo oficial de futebol.

Foi então que, no dia 29 de Outubro de 2003, a Briosa entrava pela primeira vez em campo numa partida frente ao Benfica. O jogo começou em festa e foram muitos os espectadores que assistiram a esse encontro. A Académica dava então o pontapé de saída numa história que se tem vindo a revelar de grande felicidade, com momentos absolutamente inesquecíveis.

O primeiro desses momentos pertenceu a Tonel, jogador que na altura defendia as cores da Briosa e a quem coube o privilégio de marcar o primeiro golo no novo estádio, mais concretamente na baliza do topo norte. O jogo terminou com a derrota dos “estudantes” por 3-1 mas ficou sobretudo para a história o primeiro encontro oficial disputado no Estádio Cidade de Coimbra, o primeiro de muitos que lhe seguiram.

Com capacidade para 29.622 espectadores, o recinto da Briosa tem sido palco de muitos jogos que irão ficar certamente na memória de todos os adeptos da Académica.

No dia 7 de Maio de 2006, o Estádio Cidade de Coimbra recebeu a sua maior enchente da História, em jogos da Académica, num encontro que opôs a Briosa ao Marítimo. Foram, no total, 26.118 espectadores os que assistiram ao encontro entre as duas equipas, jogo esse que acabou por garantir a continuidade da Académica no principal escalão do futebol português. O empate a duas bolas registado nesse encontro acabou por servir os interesses da Briosa que assim iria continuar entre os melhores do futebol luso.

Contudo, não foi num jogo da Briosa que o recinto da Académica conseguiu o recorde a nível de assistências. No dia 15 de Novembro de 2006, a selecção portuguesa defrontava o Cazaquistão num encontro que registou lotação máxima. A partida terminou com a vitória lusa por 3-0 mas foram das bancadas que vieram as maiores vibrações do encontro, numa partida que fica para a História como a que mais gente levou ao Estádio Cidade de Coimbra.

A 23 de Abril de 2011, o recinto da Briosa recebeu a sua primeira final. A decisão da Taça da Liga teve como palco o Estádio Cidade de Coimbra numa organização que mereceu os elogios de todos os que tiveram a oportunidade de assistir ao jogo. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e mais de dez membros do staff da Académica levaram a cabo não só um jogo de futebol mas também um espectáculo memorável de festa e muita cor. 26222 pessoas assistiram 'in loco' à final da Taça da Liga 2011 que teve como vencedor o Benfica. 

No entanto, nem só de futebol vive o recinto da Académica. Local privilegiado para a realização de todo o tipo de eventos, o Estádio Cidade de Coimbra recebeu já grandes nomes da música internacional como os Rolling Stones, George Michael ou U2. A banda de Bono Vox esteve mesmo em grande destaque ao dar dois espectáculos que não sairão da memória de todos os que assistiram aos concertos dos irlandeses.



Os dias 2 e 3 de Outubro de 2010 marcaram o início de uma nova era no Estádio Cidade de Coimbra que mostrou a sua grande capacidade de organização para grandes eventos. Foram milhares de pessoas que passaram pelo recinto da Briosa e que levarão as imagens de Bono a gritar Briosa ou a lançar o FRA para o resto da vida. Absolutamente memorável...

Mas Coimbra não teve de esperar muito para outro concerto de grande nível. Madonna, essa mesmo, a "Rainha do Pop", levou milhares de pessoas ao recinto da Académica no dia 24 de Junho de 2012, em mais um evento que fica para a eternidade.

Mais do que um estádio de futebol, este recebe também muitos eventos, do mais variado cariz, que têm o selo de qualidade garantido quando o Estádio Cidade de Coimbra é o eleito para os receber.

São também muitas as empresas que se destacam e ocupam os mais variados espaços no Estádio Cidade de Coimbra, sendo de realçar a presença da Loja Oficial da Académica, numa das partes laterais do recinto.

Desenhado pelo arquitecto António Monteiro, da empresa Plarq, o recinto da Briosa tem também uma pista que lhe garante a diversidade nos desportos, sendo por isso o atletismo presença frequente no Estádio, onde se desenrolam também algumas aulas universitárias durante a semana.

Local de paixão pelo futebol, pelo desporto, pela realização de eventos e pelo comércio, o Estádio Cidade de Coimbra tem muito para lhe oferecer a si e à Cidade de Coimbra!

Consulte aqui o regulamento de acesso e permanência do Estádio. 
Consulte aqui o regulamento de acesso e permanência nas Áreas VIP. 

 
 Loja Online

 Histórico e Palmarés

Histórico e Palmarés

 Sócios

Faz-te Sócio

 Redes Sociais

 

 Briosa Pelo Mundo

Briosa pelo Mundo

 Briosa TV

Briosa Tv

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter