Rss

Get Adobe Flash player

 

O Núcleo de Veteranos da Associação Académica de Coimbra constitui um inegável motivo de orgulho para todos os Sócios e simpatizantes da Briosa não só por tudo aquilo que representa mas também por todas as iniciativas que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.

Em primeiro lugar, é importante reter que dele fazem parte antigos jogadores da Académica e que, com a constituição do Núcleo de Veteranos, conseguiram algo absolutamente fundamental na História da Briosa: preservar a mística do clube e transmiti-la através de inúmeros eventos que já foram realizados. Claro que o facto de os seus membros serem antigos jogadores da Académica, por si só, já é muito relevante mas é sobretudo o seu espírito e o amor pela Briosa que fazem do Núcleo de Veteranos uma parte importante da família dos "estudantes".

Tudo começou nos anos 70, quando a Académica iniciou mais uma digressão a Angola. Na altura, foi inaugurada a sede da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Luanda e, como ideia puxa ideia, foi o atleta Vítor Campos que aí sugeriu a criação do Núcleo de Veteranos da Briosa, uma iniciativa que rapidamente foi aplaudida por todos os jogadores e ex-jogadores da Académica que, aos poucos, foram também tomando conhecimento da ideia.

Contudo, os anos passaram e foi apenas em Março de 1979, mais precisamente no dia 4, que o Núcleo de Veteranos se deu a conhecer oficialmente. Tudo aconteceu durante um importante jogo entre o Clube Académico de Coimbra e o FC Porto, isto numa altura onde o CAC precisava urgentemente de pontos para escapar à descida de divisão. Nas bancadas, o pouco público presente não correspondia à importância da partida e por isso o Núcleo de Veteranos da Briosa marcou, aí, a sua posição.

No jornal "A Bola", o jornalista Aurélio Márcio interpretou o evento como uma tentativa de aproximação do Clube Académico de Coimbra à Academia e relatou a cerimónia de apresentação do Núcleo ao escrever um artigo onde questionava se valeu, ou não, a pena extinguir a secção de futebol da AAC.

A 4 de Março de 1979, nascia então o Núcleo de Veteranos da Associação Académica de Coimbra e Vítor Campos passa a ser, naturalmente, o seu Sócio número um. A partir daí, o Núcleo inicia a sua actividade e logo em Abril desse ano organiza, em Monção, uma festa de homenagem a Alberto Gomes, o primeiro jogador da Briosa a sagrar-se internacional A. Esta homenagem foi particularmente importante porque nela se sugeriu, pela primeira vez, o regresso à Associação Académica.

Foi a primeira de muitas iniciativas que foram levadas a cabo durante os últimos anos, entre as quais se destaca a festa do vigésimo aniversário do Núcleo, sendo Mário Campos então o Presidente da Direcção. Até lá, o Núcleo de Veteranos da Académica participou em 162 jogos tendo conquistado 140 vitórias, sem dúvida um excelente registo. No final do jantar, o Núcleo homenageia todos os internacionais A da Briosa a quem lhes dedica o livro "Académica - Futebol com História", no qual Mário Campos estabelece uma espécie de princípios pelos quais se rege o Núcleo de Veteranos:

“Há que reconhecer que a Académica do nosso tempo não pode voltar. Tudo mudou de então para cá: o país, a cidade, a Universidade, a vida. Mas, como diz Manuel Alegre, a Académica é a mesma. Só que diferente. O que mais importa é que existe e, por isso, é necessário adaptá-la aos tempos de hoje. Provavelmente, transmitindo-lhe uma nova cultura desportiva, outro estilo, outra forma de competir. O problema é que a Académica tarda em encontrar-se”.

Pouco tempo depois, o Núcleo de Veteranos recebe a medalha de mérito desportivo por parte da Câmara Municipal de Coimbra, um gesto que prova a importância do Núcleo para a cidade de Coimbra.

Actualmente, o Núcleo de Veteranos é presidido pelo Dr. Frederico Valido.


www.veteranosaac.com

 
 Loja Online

Loja Online

 Sócios

Faz-te Sócio

 Redes Sociais

 

 Escola de Guarda-redes Briosa

Escola de Guarda-redes

 Briosa Pelo Mundo

Briosa pelo Mundo

 Todos os Golos

Todos os Golos

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter