Rss

Get Adobe Flash player

 

Este é o espaço onde os adeptos mais ferrenhos da Académica podem passar a sua mensagem de paixão pela Briosa para toda o universo academista. Quando assim o entender, o site oficial irá ouvir uma história de paixão, escolhendo um adepto que tenha provas dadas do seu amor à camisola. Contudo, qualquer Sócio e adepto pode enviar, para este espaço, a sua história de amor pela Académica e algumas destas declarações de amor serão publicadas, caso existam e assim o justifiquem.

alt


Dar Voz ao Adepto: a Briosa na Rádio Comercial

O Paulo Alexandre Santos dá voz às notícias de Portugal e do Mundo ao mesmo tempo que enverga o cachecol da Briosa no apoio à nossa equipa. Neste caso, e pegando no slogan da Rádio Comercial, é caso para dizer que a Académica também está “em casa, no carro e em todo o lado”.


Dar Voz ao Adepto: o 13ª clube mais antigo do Mundo

Recebemos uma prenda especial dos nossos associados Etelvino e Luís Rodrigues que entregaram à Académica a cópia da edição de Agosto de 2011 do diário espanhol MARCA, que realizou um trabalho intitulado "Os Avós do Velho Continente".


Dar Voz ao Adepto: Palavra de Reitor

O Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, é o convidado desta semana do "Dar Voz ao Adepto". A Briosa TV esteve na Reitoria para mais uma edição deste espaço de entrevistas.


Dar Voz ao Adepto: Guilherme Folhas e o golo 1000 da Briosa

Contabilizando todos os escalões, dos mais novos aos mais velhos, a Briosa chegou ao golo 1000 na presente temporada no passado sábado. A honra coube ao nosso atleta dos infantis, Guilherme Folhas.


Dar Voz ao Adepto: William Luís e o amor "online" pela Briosa

A história que hoje partilhamos vem de Hichin, Hertfordshire. O William Luis é um apaixonado pela Briosa, sobretudo depois de perceber que a origem do seu apelido vinha de… Coimbra. O seu irmão, George, serviu de modelo na fotografia.


Dar Voz ao Adepto: A história de João Medina na Académica

João Medina não é um nome que salte imediatamente à memória dos adeptos da Académica mas o médico cabo-verdiano representou a Briosa em 1966/67, uma das épocas de maior sucesso do clube, e privou com grandes nomes da nossa Instituição.


Dar Voz ao Adepto: De Cabo Verde com (muito) amor

Encontrar uma Académica em Cabo Verde é das tarefas mais simples que se podem fazer naquele belo país africano. Por isso, também não é difícil achar quem se perca de amores pela Briosa. É o caso de Alberto Soares, um jovem adepto de 96 anos que habita no Mindelo.


Dar Voz ao Adepto: Quem se lembra de Reinaldo?

A edição desta semana do “Dar Voz ao Adepto” volta atrás no tempo e recorda uma das últimas vitórias da Briosa frente ao Moreirense. Regressamos ao passado, a 4 de Março de 2000, quando os “estudantes” bateram os cónegos por 3-0 numa partida que então contou para a II Liga.


Dar Voz ao Adepto: Conheça os juniores que também são caloiros

O "Dar Voz ao Adepto" desta semana foi conhecer os três jogadores da equipa de juniores da Briosa que entraram este ano na Universidade de Coimbra. O Bruno Beato, o Amândio Rodrigues e o Artur Taborda na primeira pessoa.


Dar Voz ao Adepto - O primeiro sócio a adquirir Lugar Anual

O primeiro "Dar Voz ao Adepto" da temporada 2014/2015 recebe o primeiro sócio da Académica que adquiriu Lugar Anual para esta época. Ficámos à conversa com o Eduardo Sousa Martins.


Dar Voz ao Adepto - João Zeferino

O João Zeferino terminou em segundo lugar no concurso "Desenha o próximo cachecol oficial da Briosa" e já usufruiu do prémio: assistir a um jogo da Académica na Tribuna Presidencial.


Dar Voz ao Adepto - Pedro Machado

O Presidente da Turismo Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, é o convidado desta semana da rubrica "Dar Voz ao Adepto". Veja aqui a entrevista completa!


Dar Voz ao Adepto - João Mesquita visto por João Santana

Desta vez levamos até si um "Dar Voz ao Adepto" diferente. Numa semana em que prestamos homenagem ao sócio da Académica e co-autor da obra "Académica - História do Futebol", João Mesquita, falecido há precisamente 5 anos, recordamos um texto de João Santana.


Dar Voz ao Adepto - Miguel Nora

Continuamos a dar voz aos nossos sócios e adeptos que se encontram espalhados pelo Mundo e desta feita viajámos até Nova Iorque, nos Estados Unidos, para falar com o Miguel Nora.


Dar Voz ao Adepto - André Correia

Num país que vê os seus jovens partirem para o estrangeiro em busca de melhores condições de vida, reservamos algumas das próximas edições do programa "Dar Voz ao Adepto" a alguns dos nossos adeptos que apesar de estarem longe, continuam a apoiar a Académica.


Dar Voz ao Adepto - David Brás

Entrevista do David Brás, para a rubrica "Dar Voz ao Adepto". O jogador da equipa de juniores da Académica cumpre esta temporada o 13ª ano seguido a jogar pela Briosa.


Dar Voz ao Adepto - Anaquim

Os Anaquim são os convidados desta semana da rubrica "Dar Voz ao Adepto", tendo visitado o treino da Briosa e as instalações da Academia Dolce Vita.


Dar Voz ao Adepto - Best Of 

Para assinalar o último "Dar Voz ao Adepto" de 2013, reunimos alguns dos melhores momentos das entrevistas realizadas aos nossos adeptos e apresentamos o "Best Of"!


Dar Voz ao Adepto - Filipe Albuquerque

O Filipe Albuquerque é o convidado desta semana do programa "Dar Voz ao Adepto". O piloto de Coimbra e adepto da Briosa falou sobre a sua ligação ao clube dos "estudantes".


Dar Voz ao Adepto - O capitão Paulo Adriano

O "Dar Voz ao Adepto" desta semana esteve à conversa com Paulo Adriano, antigo jogador da Briosa que envergou a braçadeira de capitão na partida que inaugurou o Estádio EFAPEL, recinto que comemora 10 anos de existência.


Dar Voz ao Adepto - A promessa de Hugo Figueiredo

Promessa é promessa e o Hugo Figueiredo cumpre a dele já este sábado. O convidado desta semana do "Dar Voz ao Adepto" disse a ele mesmo que ia a Fátima a pé se a Académica algum dia vencesse a Taça de Portugal e no sábado a missão fica cumprida!


Dar Voz ao Adepto - Manuel Conceição

O "Dar Voz ao Adepto" desta semana esteve à conversa com o Manuel Conceição, de 19 anos, que desempenha uma função bem específica durante os jogos da Briosa.


Dar Voz ao Adepto - António Roxo

O "Dar Voz ao Adepto" desta semana esteve à conversa com António Roxo, director das camadas jovens da Briosa desde 1997. É, actualmente, o seccionista mais antigo da Académica. Uma entrevista que vale a pena ver e ouvir.


Dar Voz ao Adepto - Nélson Baetas Castanheira

O “Dar Voz ao Adepto” está de regresso e na entrevista que abre a temporada 2013/2014 conhecemos o sócio que adquiriu o primeiro Lugar Anual da nova época. Fique a conhecer o Nélson Baetas Castanheira, associado dos "estudantes" há 67 anos.


Dar Voz ao Adepto - José Sobral

O extremo da Académica, Marinho, é o "Jogador do Ano 2012/2013 eleito pelos adeptos"! O nosso associado José Sobral foi quem entregou o prémio... Tudo porque teve uma atitude nobre na partida frente ao Vit. Setúbal, no Bonfim, e que foi devidamente reconhecida pela Briosa.


Dar Voz ao Adepto - Jogadores convocam adeptos (vídeo)

Os jogadores da Académica deixaram, em vídeo, um apelo aos adeptos da Briosa para que se desloquem no próximo domingo ao Estádio EFAPEL Cidade de Coimbra para apoiar os "estudantes" no encontro frente ao Moreirense.


Dar Voz ao Adepto - António Mendes, o cobrador de quotas da Académica

“Lá vem o Sr. Mendes!”. Esta é a frase que António Mendes mais ouve no seu dia-a-dia. O homem que diz que tem um “curso de campainhas” é o entrevistado desta semana na rubrica “Dar Voz ao Adepto”.


Dar Voz ao Adepto - A Briosa... no Subbuteo

O “Dar Voz ao Adepto” desta semana encontrou em Luís Silva um verdadeiro apaixonado pelo Subbuteo e pela Académica e que faz questão de unir os dois amores num campo de futebol… de mesa.


Dar Voz ao Adepto - O bilhete sagrado

O "Dar Voz ao Adepto" é, como o próprio nome indica, o espaço do Site Oficial da Briosa que é única e exclusivamente orientado para o adepto. Conheça a história de Mauro Chorro, o adepto que conseguiu o último bilhete para o encontro Académica vs SC Braga, em 2003.


Dar Voz ao Adepto - A surpresa da Mariana

A pequena Mariana, de apenas 12 anos, é uma adepta ferrenha da Briosa que terá, provavelmente, cumprido um dos seus sonhos ao conhecer alguns dos jogadores da Académica, com especial destaque para o guardião Ricardo.


Dar Voz ao Adepto - Quem é o primeiro sócio de 2013?

Com o início do novo ano procurámos saber quem foi o primeiro sócio a dar entrada nos registos da Académica. A ideia seria realizar uma reportagem com esse associado mas neste caso tal revelou-se impossível, sobretudo porque a pessoa em questão… ainda não aprendeu a falar.


Dar Voz ao Adepto - Uma luta que é de todos

O "Dar Voz ao Adepto" desta semana não tem entrevistas, não tem histórias para contar, não fala de golos, de vitórias nem de conquistas. Mas fala de algo que por vezes é esquecido mas que merece o nosso destaque: a responsabilidade social de uma Instituição centenária.


Dar Voz ao Adepto - Nuno Oliveira

O "Dar Voz ao Adepto" voltou a sair à rua e foi ao encontro do sócio da Académica, Nuno Oliveira. Este jovem adepto, de 18 anos, foi a Pilsen e a Madrid acompanhar os "estudantes" e teve agora a oportunidade de nos contar como nasceu este amor pela Briosa! Veja a entrevista do Nuno Oliveira ao Site Oficial da Briosa!


Dar Voz ao Adepto - A Central B está de volta!

Mais um jogo da Académica em casa, mais uma edição do "Dar Voz ao Adepto", desta feita em versão... de revista! Mas não é uma revista qualquer: trata-se, isso sim, do regresso da Central B, revista da claque da Briosa, Mancha Negra, que está de volta às bancas.


Dar Voz ao Adepto - João Paulo Oliveira em Pilsen
O João Paulo Oliveira, durante a estadia em Praga e em Pilsen, escreveu um pequeno diário que agora partilhamos com todos aqueles que não puderam deslocar-se à República Checa. É o "Dar Voz ao Adepto" desta semana! Trata-se de um texto que retrata bem o sentimento vivido pelos sócios e adeptos da Briosa durante o primeiro jogo na Liga Europa.

Dar Voz ao Adepto - Coronel João Rodrigues Teixeira
A primeira entrevista da temporada tem como contexto a conquista da Briosa no Jamor. Ou, pelo menos, pretende juntar os sentimentos vividos no dia 20 de Maio de 2012, onde o sonho das gerações nos transformou na realidade de campeões. A história do Coronel João Rodrigues Teixeira, membro do Conselho Académico, é isso mesmo: uma história de gerações e de campeões.

Dar Voz ao Adepto - Especial Jamor
O "Dar Voz ao Adepto" tem uma edição Especial Jamor. Estivemos à conversa com o Presidente da Assembleia Geral de Associados da Briosa, Dr. Fernando José Oliveira, que nos falou das suas expectativas para o jogo da Final da Taça de Portugal! Uma entrevista que não vai querer perder!

O novo CD da Mancha Negra
“Eu Sou Briosa”. É este o nome do novo CD que a claque da Académica, a Mancha Negra, se prepara para lançar. O dia 19 de Abril de 2012 marca uma nova era para muitos adeptos dos “estudantes” que vão ter agora uma excelente e muito animada companhia durante as suas viagens. O "Dar Voz ao Adepto" foi saber tudo!

José Veloso e a história do emblema da Académica
O "Dar Voz ao Adepto" esteve à conversa com José Veloso, um apaixonado pela mística da Académica que se dedica ao estudo de vários temas que marcam a singularidade da Briosa. O emblema, o FRA, o Briosa, nada passou em claro durante a conversa mantida com José Veloso. Imperdível!

Académica: Um amor que também se conquista
O Site Oficial da Académica dá a oportunidade a todos os sócios e adeptos de enviarem textos de amor à Briosa e foi isso que o Bruno Simões fez. O prometido é devido: aqui publicamos o texto, na íntegra, que nos chegou via e-mail.

As histórias de Gonçalo dos Reis Torgal
Gonçalo dos Reis Torgal é, talvez, o sócio da Académica que mais viu a Briosa a entrar em campo. As histórias são mais do que muitas e temos o prazer de as partilhar consigo em mais uma entrevista realizada no âmbito do "Dar Voz ao Adepto". Não perca a conversa e aprenda o que é ser Briosa!

Festejar o Jamor... dentro do autocarro da Académica
Pedro Lopes, de 25 anos, foi um dos adeptos da Académica que festejou a passagem ao Jamor dentro do autocarro da Briosa. Este sócio dos "estudantes" contou ao "Dar Voz ao Adepto" todas as emoções e os sentimentos que viveu dentro da comitiva estudantil. Uma entrevista fantástica que nos mostra a importância da proximidade entre jogadores e adeptos.

Uma coreografia que fica para a História
Durante a partida da primeira mão da Taça de Portugal, frente à Oliveirense, a claque da Briosa, Mancha Negra, decidiu brindar os jogadores com uma coreografia que serviu de prato principal a uma noite onde o aperitivo mais apreciado acabou por ser o golo de Habib aos 94 minutos e a consolidação de uma vantagem para o jogo decisivo de Santa Maria da Feira.

Mas, afinal, quem foi Albano Paulo?
“Em memória do meu querido e saudoso amigo Albano Rodrigues Paulo – médico radiologista – uma vida inteira ao serviço da Associação Académica de Coimbra, dedico este modesto trabalho”. Foi desta forma forma que o também inigualável Armando Sampaio dedicou um dos seus livros a Albano Paulo, treinador da Briosa em 1939, ano da conquista da Taça de Portugal.

José Almeida Gomes: o ex-aluno do Prof. Bentes que hoje é viciado na Académica
José Almeida Gomes é sócio da Académica há quase 50 anos e guarda muitas histórias para contar! O ex-aluno do Prof. Bentes confessa-se um "viciado" na Briosa e aponta Rocha como o melhor jogador que viu jogar pela Académica. O sonho do nosso entrevistado desta semana é voltar a ver o seu clube do coração no Jamor, depois de já ter assistido a duas finais da Taça de Portugal.

O "amor inexplicável" de Joaquim Couto
Um académico dedicado e apaixonado. Assim se resume Joaquim Couto, Presidente da Casa da Académica em Lisboa. Aos 60 anos e a cumprir o segundo mandato enquanto Presidente da casa da Briosa na capital portuguesa, Joaquim Couto concedeu uma entrevista ao Site Oficial da Académica onde falou do passado, do presente e do futuro do clube dos “estudantes”.

O sonho de Pedro Evangelista: Construir um mini-museu da Académica
O entrevistado da semana foi o Pedro Evangelista, estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra! O "Dar Voz ao Adepto" quis saber como está a decorrer o sonho do jovem em construir um mini-museu do clube... Nos leilões da Internet, nada escapa! Veja o vídeo!

Manuel António, o médico que sabe o que é ganhar ao FC Porto
O "Dar Voz ao Adepto" desta semana esteve à conversa com o Dr. Manuel António, antigo avançado da Briosa mas também do FC Porto! Muitas histórias estão agora na praça pública mas o que arrepia é mesmo o testemunho de alguém que sabe o que é marcar e ganhar aos dragões!

Luís Melo, o capitão dos juniores que entrou em Medicina
Antes de os tratar como jogadores, trate-os como senhores doutores. O capitão dos juniores da Académica, Luís Melo, entrou este ano no curso de Medicina, na Universidade de Coimbra, e faz parte de uma lista de ouro da Briosa que contempla nomes como Isabelinha, Mário Torres, Jorge Humberto, os irmãos Campos, e muitos outros. O sonho de Melo? Fazer toda a carreira na Académica...

D. Guilhermina e o amor que nasceu através da rádio
Durante as várias edições do "Dar Voz ao Adepto" foi possível constatar que o amor pela Académica pode surgir de mil e uma maneiras. Com a D. Guilhermina tudo aconteceu na época 2001/2002, ano da subida da Briosa. Através do relato da Rádio Universidade de Coimbra, esta adepta dos "estudantes" descobriu a Académica. E agora não falha um treino..

Roger Sousa e as mil uma histórias para contar
O "Dar Voz ao Adepto" voltou a fazer das suas... Fomos até à sede da Mancha Negra dar voz a Roger Sousa, sócio e Vice-Presidente da claque da Académica que guarda no baú das recordações mil e uma histórias para contar. E temos uma novidade... Está tudo documentado em vídeo!

O outro lado da família Rocha
Nesta edição da rubrica “Dar Voz Adepto” fomos ao encontro da família Rocha mas não a quem deu pontapés na bola. Porque aqui quem importa não é quem marca golos mas sim quem os festeja nas bancadas. Aqui damos voz ao adepto e desta feita coube a Paula Rocha explicar-nos como surgiu este amor pela Académica…

Filipe Couceiro e o amor pela Académica
Desde o início da rubrica "Dar Voz ao Adepto" que desafiámos os leitores do Site Oficial da Académica a enviarem, via e-mail, a sua prova de amor pela Briosa. É precisamente nesse sentido que esta semana pertencerá ao sócio dos capas negras, Filipe Couceiro, ter o seu lugar de destaque!

Vítor Serôdio, o funcionário mais antigo da Académica
Por uma questão de respeito, não lhe vamos dizer a idade do nosso entrevistado. Apenas informamos que Vítor Manuel Serôdio Figueiredo começou a trabalhar na Briosa aos 14 anos e leva 47 (!) de casa. Como diz o outro, é só fazer as contas… “Para mim, tudo isto tem um significado especial. Quase que posso dizer que nasci na Académica.", disse.

João Paulo Fernandes, o homem que nos últimos 15 anos apenas faltou a três jogos da Académica...
Já lá vão 15 anos a acompanhar a Académica para todo o lado e, centenas e centenas de jogos depois, João Paulo Fernandes, Presidente da Mancha Negra, pode-se orgulhar de ter faltado a apenas… três (!). Quer maior prova de amor pela Briosa? E já agora, descubra quais foram os motivos que o levaram a estar ausente desses jogos.

Ricardo Martins, um amor que passou para a sétima arte
“Se querem ver futebol igual aos outros mais vale ficar a ver na televisão um jogo de outra equipa. Se querem ter outra experiência em que se juntam outras razões mais emotivas, que venham ver a Académica. A Académica é uma experiência única. Quem vai ver um jogo da Académica percebe que ali há muito mais que futebol.”.

A mensagem de Jorge Condorcet
"O que mais desejo na minha vida é voltar a ver o que vi com o meu Avô nas Salésias em 1939: a conquista de uma Taça de Portugal em futebol. Seria a 2ª Taça de Portugal da nossa história e, então sim, morreria feliz. De qualquer maneira, enquanto isso não voltar a acontecer, nego-me a morrer."

O regresso a casa de José Alberto Costa
O dia 26 de Dezembro de 2010 marcou mais do que a estreia de José Guilherme como treinador principal de um clube do principal escalão do futebol português. Lado a lado com o ex-adjunto de Carlos Queiroz na selecção portuguesa estava uma cara bem conhecida dos sócios e simpatizantes da Briosa.

Conheça o homem que passa mais tempo de pé que o Jorge Costa
Mas, afinal, quem é que passa mais tempo de pé que Jorge Costa? Nesta edição do Dar Voz ao Adepto, apresentamos-lhe Renato Ferro, de 27 anos, apanha-bolas da Briosa, já lá vão 10 inesquecíveis anos. Lado a lado com o banco de suplentes da Académica, Renato Ferro não tem cadeira no Estádio mas assiste ao jogo bem perto das quatro linhas.

Conheça a história do avô que ensina a Académica ao neto
Nesta edição do "Dar Voz ao Adepto", fomos à procura de uma história apaixonante. Alberto Afonso e Henrique são, respectivamente, avô e neto e partilham um amor sem fim pela Académica. Saiba como tudo isto nasceu e como o avô transformou o neto num adepto ferrenho da Briosa!

Rui Ferreira - "Para mim, a Académica siginifica tudo..."
"A Académica é a minha vida... Sigo a Académica há 15 anos e para mim é tudo. Só não vivo para ela porque não consigo! Tenho já tantas histórias, tantas aventuras para contar... O Dário sempre foi o meu jogador preferido mas já vi muitos a jogar...", disse Rui Ferreira.

Carmo Rebelo - 36 anos a servir a Académica
"A Académica é um modo de vida. Não sei viver sem a Académica... Comecei a vir ao Estádio aos 5 anos e para mim a Académica é quase tudo. Já me deu muitas alegrias e isto é a minha vida. Sem a Briosa não conseguia viver.", defendeu a funcionária dos "estudantes"

Sayuri Goda - Um amor sem fronteiras
"A Académica, para mim, é um prazer. Nunca percebi porque gosto tanto da Académica. A Académica é a melhor, não sei porquê... É um gosto, uma paixão enorme que tenho. Tudo surgiu em conversas que tive com amigos e depois o amor cresceu.", começou por dizer.

Joaquim Basílio - "Não consigo passar sem a Académica"
“A Académica é uma paixão que se deve tornar em amor” é uma frase que ficará guardada na História da Briosa e que muitos associados da Académica leram no ano passado, pois ela fazia parte do cartão de época. O Site Oficial dos “estudantes”, que agora continua com a rubrica “Dar voz ao Adepto”, esteve à conversa com o Sócio número 2057 da Briosa, que nos explica o amor que sente pelo clube.

Nicolau Oliveira - "Vou com a Briosa para onde ela me levar"
alt No dia em que lança esta iniciativa, a Académica tem o prazer de dar a conhecer um dos seus maiores adeptos. Chama-se Nicolau Oliveira, tem 53 anos e actualmente é o dono do Restaurante Cova Funda, na baixa de Coimbra, mais conhecido pelo “Espanhol”. “Eles (os espanhóis) estiveram cá muitos anos, daí o nome”, explica-se Nicolau, em declarações exclusivas aos Site Oficial da Académica.


 
 Loja Online

Loja Online

 Sócios

Faz-te Sócio

 Redes Sociais

 

 Escola de Guarda-redes Briosa

Escola de Guarda-redes

 Briosa Pelo Mundo

Briosa pelo Mundo

 Todos os Golos

Todos os Golos

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter