Rss

Get Adobe Flash player

 
Bibliografia

"Académica, História do Futebol"


Da autoria de João Santana e João Mesquita, o livro retrata ao pormenor toda a existência da Académica. Após vários anos de pesquisas, os dois autores, sócios e adeptos ferrenhos da Briosa, concluem uma obra de valor incalculável e que representa na perfeição tudo que envolve a História e a mística da Académica. Já vai na segunda edição.


Autores: João Santana e João Mesquita

Edição: Edições Almedina, S.A.

Ano: 2007


"Académica - Futebol com história"


Uma edição do Núcleo de Veteranos da AAC / OAF que é lançada por ocasião do seu 20º aniversário. Com colaboração de João Mesquita, João Santana e Alexandre Ramires, esta obra destaca figuras maiores da História da Académica, homenageando os internacionais A da Briosa.



Edição: Núcleo de Veteranos da AAC/OAF

Ano: 1999


"A Académica"


Uma obra da responsabilidade da AAC/OAF e da Casa da Académica em Lisboa. O livro "A Académica" transporta para o papel a longa e valiosa História do clube dos estudantes. A leitura desta obra rapidamente se tornou indispensável para todos aqueles que realmente vivem e sentem a Briosa.


Autores: Vários

Edição: Edições ASA

Ano: 1995


"Pontapés p'ró ar"


Curado finalizou a sua carreira de 20 anos de futebolista no final da época de 1955/56. Ao longo da sua vida dedicou-se também à escrita. Escreveu alguns livros e foi também redactor e director do jornal académico “O Ponney”. O seu primeiro livro foi publicado em 1951, com o título “Pontapés p´ró Ar”, com histórias sobre futebol.


Autores: A. H. Curado

Edição: "O Ponney"

Ano: 1951

"Football para o Serão"


É o primeiro livro escrito pelo antigo guarda-redes da Académica (dos anos 20) que também escreveu "a camisola preta tem a virtude de se agarrar ao coração de quem a veste". Um livro de amor pela Briosa. Poucos são, infelizmente, os exemplares que sobreviveram ao desgaste do tempo.


Autor: Armando Sampaio

Edição: J. R. Neves

Ano: 1944


Filmografia

"Futebol de Causas"


O filme dá-nos uma visão da Briosa com base nas crises académicas e no papel desempenhado pelos jogadores de futebol da Académica na crise de 69. Os actores deste filme são os seus protagonistas históricos, dentro e fora de campo, destacando-se Alberto Martins, Presidente da Associação Académica de Coimbra em 1969, Celso Cruzeiro, dirigente associativo ou os jogadores Mário Wilson, José Belo ou os irmãos Mário e Vítor Campos. Compre aqui!


Realizador: Ricardo Martins

Ano: 2009


Get Adobe Flash player


 
 Loja Online

 Histórico e Palmarés

Histórico e Palmarés

 Sócios

Faz-te Sócio

 Redes Sociais

 

 Briosa Pelo Mundo

Briosa pelo Mundo

 Briosa TV

Briosa Tv

 Press Center

Press Center

 Subscreva a nossa newsletter